Gestão e Marketing Esportivo

por João Henrique Areias

O ALINHAMENTO ESTRATÉGICO FAZ PARTE DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DEFINIDO DE UMA EMPRESA. ELE DEVE ACONTECER MEDIANTE Á DECISÃO DO SÓCIO-PROPRIETÁRIO DA EMPRESA QUE COMPARTILHA AS METAS E OBJETIVOS CONSENSUADAS COM O CORPO DIRETIVO.
ABRO ESTA DISCUSSÃO PARA QUE EU POSSA CONHECER ESTE TRABALHO EM CLUBES ESPORTIVO.
UM ABRAÇO.

Exibições: 31

Anexos

Responder esta

Respostas a este tópico

Acontece do mesmo modo...
Como na empresa tem-se os diretores e o sócio proprietário, no clube possui os diretores que são escolhidos pelos sócios(proprietários) e acontece um alinhamento definido juntamente com o gestor e os colaboradores do clube, para que todos possam trabalhar com o mesmo objetivo...
È Muito importante que se mantenha contato direto com os associados para que possa satisfaze-las as suas necessidade e vontades, todavia deve-se manter postura profissional e seguir o regimento interno do clube firmemente para que possa se manter o clube em ordem...
O clube é uma Associação sem fins lucrativos, porém quanto maior o superavit, maior terá de investimentos no clube, mostrando a importância do planejamento estratégico e da profissionalização da mão de obra nos clubes...
Obrigada por compartilhar. Conheço poucos clubes em São Paulo que permitiram um dia a implementação do planejamento estratégico. Poucos possuem missão, visão, valores e sabem como e onde querem chegar. Quem já participou da definição do alinhamento estratégico de um clube esportivo? Abro mais esta discussão. Abraços.
Adriana,

Quando se fala em Planejamento Estratégico em um clube deve se avaliar todas as expectativas e perspectivas deste clube. Para isto é importante a participação de todos os envolvidos com este clube, sejam sócios, diretores, funcionários/colaboradores e até mesmo torcedores, pois desta forma será possível construir um diagnóstico atual do clube e planejar o cenário para o seu futuro. A definição de Valores, Missão e Visão é o primeiro passo para a construção do PE após o diagnóstico situacional. A questão é que elaborar um PE e seguir o que foi determinado é trabalhoso e nem sempre atende a todos os interesses ou interessados, como fazer isto num clube de dirigentes amadores, com eleições periódicas e trocas de comandos e de colaboradores constantes? Para ter um exemplo tente conseguir informações do PE do Atlético Paranaense que foi elaborado pela Deloitte por volta de 1999 e 2000, outros poucos clubes tentam fazer isto, mas poucos obtém sucesso. Outro ponto importante é separar o Clube Associativo e o Clube Esportivo voltado para o alto rendimento e competições, ambos podem existir no mesmo local, mas com objetivos diferentes e distintos, mas isto é outra discussão. Abs.
Olá Luiz, desculpe a demora da resposta, estava em evento externo. Sugiro que o diagnóstico seja feito inicialmente separadamente por depts. Para se ter sucesso, é imptt desenvolver líderes facilitadores que colaborem na definiçao de cada projeto. Se vc não possuir líderes que acreditem neste desafio e ideal não vai conseguir manter o foco. Com certeza a troca de dirigentes dificulta muito o processo porém os dirigentes sucessores devem respeitar o que foi definido no alinhamento. O prazo mínimo para o alcance das metas é de 1 ano, atingindo-seeste prazo deve-se colher os resultados positivos, celebrar e aprender e reaprender com os erros e iniciar novo consenso do A.E. Na A.O. da Polícia Militar o tempo de mandato é de 4 anos , o que favorece a implementaçao de projetos. Porém a dificuldade é encontrada diante das patentes e poderes dos dirigentes voluntários que não acreditam no desenvolvimento do A.E. Meu TCC é sobre A.E. em clubes esportivos. Compartilhar erros e aprendizados é muitobom!! Um abraço . Piller
Adriana,

Quantos aos líderes considero importante, seria o que definimos como "coordenadores", que são os responsáveis por agregar e comprometer o grupo no sucesso do levantamento dos dados. Além disto deverá haver um "coordenador geral" que irá condensar e organizar todos estes dados.
Quanto ao prazo não concordo com o prazo de 01 ano, é muito curto e inviável para se obter resultados. É importante ter um foco de médio e longo prazo com a definição de ações estratégicas e operacionais de curto prazo, mas com foco no longo. O PE divide-se ainda em Tático e Operacional e nestas ações que eles são utilizados, para cada ação teremos um planejamento, bem como, um controle do processo, alguns usam o BSC, mas existem outros modelos.
Quantos aos dirigentes temos o maior problema, principalmente no Rio de Janeiro, pois envolve política, vaidade, estrutura organizacional ultrapassada, estatuto do clube, regimento interno, poderes constituidos (Administrativo, Fiscal, Assembléia Geral) que engessam qualquer atividadee dificultam um trabalho profissional.
Poderíamos ficar debatendo isto por horas e posso te ajudar, pois já fui um dirigente esportivo amador e já trabalhei como profissional também no mesmo clube. Para ter um exemplo disto basta acompanhar o que o Areias vivenciou no Flamengo, as suas ações e as idéias que ele implementou.
Estou a disposição.
Abs,
Luiz Desiderati Jr.
Ola, posso sim discutir a respeito desse planejamento, pois hoje vivo a expectativa de implantar um novo departamento de marketing no São CArlos Futebol Clube, clube empresa de futebol profissional, com 6 categorias sendo que a principal hoje disputa a serie A3 do futebo paulista, e o time Jde juniores está entre os 6 melhores do brasil, devido a sua colocação na ultima taça sao paulde juniores. Li o texto colocado na discução e vivo hoje essa realidade de forma ainda mais intensa.
Na minha cidade existem 3 clubes de futebol, trabalho em um deles como diretor das categorias de base, venho a algum tempo tentando "colocar na cabeça" de ambos a importância de um PE, ja tentei de inúmeras formas, estou pensando em "criar" um clube em uma cidade próxima e iniciar um trabalho profissional no mesmo, dando inicio com o PE.
Estou buscando no momento capital humano para fazer parte deste projeto, gostaria de saber um pouco mais sobre seu clube.
tiago, boa noite, desculpe não ter respondido o post antes, mas esse final de ano tá demais de serviço. Somente hoje pude acessar os sites e blogs que gosto. Podemos trocar informações sobre categorias de base, lei de incentivo ao esporte, fui Diretor das Categorias de Base do Clube por dois anos, quando criamos praticamente as equipes e dotamos elas de instrumentos para que pudessem funcionar. Meu email é fernandoluislima@hotmail.com Como vc disse que não sua cidade tem 03 times, deve ser Pelotas, a qual conheço bastante. Aguardo sua comunicação. Se tiver mais pessoas no grupo que quiser saber das experiências das categorias de base, poste aqui que eu coloco devagar o que fizemos por aqui.
Faço parte da Diretoria de um Clube do interior que está se reestrurando e sei o quanto é difícil utilizar a palavra PLANEJAMENTO no futebol. Sentimentos enraigados há décadas atravessam os gestores a cada dia e os resultados administrativos tem que vir acompanhados dos resultados em campo. Se não vem, meu Deus, a casa cai. Na área administrativa estamos bem, atingimos quase todos o objetivos, saneamos o Clube, que vem honrando seus compromissos em dia já há 3 anos. O passado foi recomposto e da mesma forma vem sendo pago. Mas dentro de campo, não há planejamento que resista a duas derrotas seguidas. Porque o futebol, ao contrário de outras atividades tem um componente a mais, que é a PAIXÃO. E quando vc mexe com paixão, ela tem os dois lados. Pode ser benéfica, quando as coisas caminham bem, mas pode ser desastrosa, ainda mais com torcedores fanáticos igual temos. Mas de uma forma geral, rompemos com práticas que vinham sendo utilizadas há muito tempo e davam errado sempre, e conseguimos colocar alguma ordem na casa. Como vários clubes do País vem fazendo o mesmo, o torcedor consciente acaba por dar um voto de confiança e ter mais paciência. O desafio agora é conseguir seguir o planejamento 2010-2014, com o mínimo de correção de rota possível.

RSS

PRÓXIMOS CURSOS

Se você tem interesse em realizá-lo na sua cidade escreva para jha@marketingesportivo.org

Livros de JH Areias

Agora voce pode comprar os livros de minha autoria, em versão digital, na livraria virtual do Submarino - Gato Sabido (clique no link)

Uma Bela Jogada 2a.ed.

R$ 9,99

Marketing No País do Futebol

R$ 5,99

© 2012   Criado por Joao Henrique Areias.

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço