Gestão e Marketing Esportivo

por João Henrique Areias

A grande notícia do futebol brasileiro foi a contratação do Ronaldo pelo Corinthians. Rendeu um programa, o Dossiê Sportv (veja programação no blog sobre o assunto na página principal), onde profissionais de marketing, comunicação, sociologia, etc. deram opiniões.

Há cerca de um ano dei uma entrevista no globoesporte.com sobre a viabilidade da contratação do Ronaldo pelo Flamengo, via o fornecedor de material esportivo - a NIKE.

Não tenho informações, mas nada me tira da cabeça que a briga do Flamengo com a NIKE e a relação dela com o Corinthians e o próprio Ronaldo, fez com que a empresa desse o empurrão para que ele fosse para o Corinthians.

O que vocês acham? Vai dar certo ou é só uma jogada de marketing? O Corinthians, independente da performance do jogador já saiu ganhando? Você acha que a NIKE atuou nesta negociação? O Flamengo errou em brigar com a empresa durante a vigência do contrato, com exposição na imprensa inclusive?

Tags: Corinthians, Flamengo, Nike, Ronaldo

Exibições: 8

Responder esta

Respostas a este tópico

Areias,
Acho que é só uma jogada de MKT. E muito boa por sinal. Tanto que até hoje a notícia da contratação do Fenômeno pelo Timão ainda rende frutos.
E acho que o Flamengo errou.
Mas ele poderia fazer um contra-ataque: que tal colocar o nome do motel Papillon nos shorts do seu uniforme? Eu acho anti-ético, porém ia dar o que falar...
Abs,
Isaac Chueke.
Boa Tarde!
Acho que a contratação do Ronaldo foi a melhor jogada de Marketing Esportivo ja feita no Brasil, pois a forma do contrato beneficia tanto o jogador quanto o clube, na data de hoje o clube não tem nenhum patrocinio na camisa, mas quando o R9 jogar e se jogar apenas 30% do que sabe o corinthians já estará no lucro
Quem diria que chegaríamos ao final do ano, elogiando a arriscada aposta do Corinthians em contratar Ronaldo R9 para compor o elenco em 2009. A idéia deu tão certo dentro e fora de campo, que o jogador já renovou com o Clube para 2010 e as projeções dão conta que será um dos jogadores de futebol MELHOR REMUNERADO DO MUNDO, na frente de KAKÁ e atrás somente de CRISTIANO RONALDO. Isso prova que jogador de qualidade, que dá a resposta em campo, aliado a uma estratégia agressiva de marketing gera viabilidade aos Clubes Brasileiros. O caso de Adriano no Flamengo também é de se estudar e Fred, apesar de se recuperar no final de 2009, poderá render bons frutos ao Fluminense, assim como a permanência de Maxi Lopes, se for melhor explorada pelo Departamento de Marketing do Grêmio poderá render frutos ao tricolor dos pampas.

RSS

PRÓXIMOS CURSOS

Se você tem interesse em realizá-lo na sua cidade escreva para jha@marketingesportivo.org

Livros de JH Areias

Agora voce pode comprar os livros de minha autoria, em versão digital, na livraria virtual do Submarino - Gato Sabido (clique no link)

Uma Bela Jogada 2a.ed.

R$ 9,99

Marketing No País do Futebol

R$ 5,99

© 2012   Criado por Joao Henrique Areias.

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço