Gestão e Marketing Esportivo

por João Henrique Areias

Em janeiro recebemos uma pesquisa encomendada pela Confederação Brasileira de Vôlei – CBV ao Instituto GPP, uma instituição criada em 1991 por profissionais oriundos da Universidade de Campinas – Unicamp. O tema é a preferência nacional no campo esportivo. Em minha opinião, a CBV fez muito bem, pois sem pesquisa torna-se difícil traçar metas. Quaisquer metas. Sejam elas esportivas, de comunicação, enfim...

O GPP fez 100 entrevistas em cada estado brasileiro, direcionando as perguntas para sete modalidades (futebol, vôlei de praia, vôlei de quadra, basquete, natação, tênis, e automobilismo). Selecionei três perguntas para nossa reflexão. Os resultados são muito interessantes.

Quando perguntado sobre qual destes esportes o entrevistado mais gostava, claro, deu o futebol no topo, com 61,8%, com vôlei de quadra em seguida (49,4%) e natação em terceiro (44,7%). Em quarto apareceu o vôlei de praia (29,6%), seguido por basquete (21,5%), automobilismo (21,3%) e tênis (11%).

No que tange à mídia, o entrevistado respondeu assim quando a pergunta foi quais destes esportes você costuma acompanhar ou assistir pela TV, jornais, internet ou ao vivo: Futebol (77,6%), Vôlei (55,6%), Automobilismo/Fórmula 1 (28,9%), Natação (18,2%), Basquete (15,7%), Tênis (9,7%) e Nenhum (6,5%).

E sobre quais os esportes o entrevistado gostaria de ver mais vezes na televisão, em primeiro apareceu o vôlei de quadra (46,5%), depois a natação (40,7%), o futebol (38,6%), vôlei de praia (33,9%), basquete (32,4%), automobilismo (21%), tênis (19%), vôlei de praia (13,1%) e não opinaram (18,3%).

O que vocês acham?

A pesquisa foi feita em 2008 e, não postei aqui, mas também comparou os resultados com as mesmas perguntas feitas em 2004, ou seja, em dois ciclos olímpicos diferentes. Depois coloco aqui os números sobre o questionamento “quais destes esportes você acompanhou durante as Olimpíadas de Pequim em 2008?”. Mas aí entram ginástica, saltos, etc, etc, etc.

Um abraço!

Tags: pesquisa

Exibições: 45

Respostas a este tópico

Olá Eliana,

Eu particularmente, durante os jogos olímpicos de Pequim assisti mais a ginástica, a natação, o vôlei, o vôlei de praia, polo aquático e os saltos ornamentais.

Minhas preferências são: futebol, automobilismo, vôlei de quadra, natação, polo aquático e futsal.

Abraço!!
Bruno, em Jogos Olímpicos gosto de assistir aos mesmos esportes que você. No geral, minhas preferências são basquete, futebol (embora não tenha muito tempo - e de uns tempos pra cá paciência (rs) - para acompanhar como gostaria), basquete, natação e vôlei. Por causa do trabalho na CBDA, aprendi a gostar também de pólo, nado sincronizado e saltos. Explico: essas modalidades, a própria FINA admite e está fazendo um trabalho em cima disto, ainda têm regras complicadas para que caiam de vez no gosto popular. Mas uma vez entendidas, são apaixonantes.
Olá
Eliana,

Sem dúvidas tem surpresas em sua pesquisas, bem no meu caso, sou suspeito a falar porque, adoro todos, acompanhei desde hand, pôlo, natação, basquete, hipismo, canoagem etc.... menos o que mais gosto que é o Futebol, pra mim sendo esporte é o vale.
Não sei o que pensa mais, uma inclusão inter colegiais, e depois universidades, dariam uma formação de atletas, apto a desenvolver-se como atletas, quem sabe olímpicos, midia vem juntos e com certeza mais apoio. uma geração saúde sem dúvidas. Os atletas para-olímpicos são um exemplos a seguir, com suas conquistas, independentes de medalhas.
Olha, essa pesquisa apresenta dados bem curiosos. É interessantes para serem trabalhados, pois são variantes da mesma equação que é o esporte e a paixão nacional por ele. Sem dúvidas, a cada dia que passa, mais importante é deter conhecimento sobre o seu público, o seu cliente, e as pesquisas são imprescindíveis.

Nesse última edição das Olimpíadas eu fiquei bem ligada. Sem dúvidas, a natação e as modalidades do atletismo foram os que mais acompanhei. Também o handebol, vôlei, basquete e claro a ginástica. O futebol, esporte que adoro, acabei prestigiando apenas o feminino. E sempre que as Olimpíadas acabam, ficamos com aquele gostinho de "quero mais".
A CBV faz um trabalho fantastico para fomentar o vôlei como esporte nacional. Porém ainda não tem tradição estadual ou até mesmo regionaç, pois se formos ver pelo território nacional, não são muitos estados que possuem atratividade para o vôlei.

Particularmente, prefiro muito mais o volei de praia do q o de quadra, acho um jogo na maioria das vezes chato. Mas o crescimento dele concerteza faz com que o vôlei fique cada vez mais na cabeça dos brasileiros.

A partir desse ano o campeonato nacional promete aumentar ainda mais a visibilidade do esporte fazendo com que novas peskisas apontem o crescimento dele.
Olá Eliana.....é muito interessante essa questão de preferências né, eu moro em Araçatuba-SP e aqui a preferencia por Volei é visivel, temos hoje aqui duas equipes disputando a superliga , e com times fortes.Acho que essa modadlidade vai crescer muito no pais, até pelo atual momento que o Brasil vive, com uma hegemonia fantastica no volei. Agora assim como a maioria dos amigos aqui eu prefiro o futebol, seguido do volei, e com as apresentações brilhantes de nossos atletas na natação, é um esporte que estou cada dia me identificando.

Abraço a todos

RSS

PRÓXIMOS CURSOS

Se você tem interesse em realizá-lo na sua cidade escreva para jha@marketingesportivo.org

Livros de JH Areias

Agora voce pode comprar os livros de minha autoria, em versão digital, na livraria virtual do Submarino - Gato Sabido (clique no link)

Uma Bela Jogada 2a.ed.

R$ 9,99

Marketing No País do Futebol

R$ 5,99

© 2012   Criado por Joao Henrique Areias.

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço