Gestão e Marketing Esportivo

por João Henrique Areias

Olá a todos! Nunca participei de fóruns desse tipo, entretanto, depois que vi a entrevista do Areias ao Arthur no site da FLATV, fiquei empolgado e aqui estou.

Mas vamos lá:

Moro em Brasília, sou Flamengo desde sempre, assino a FLATV, não compro produtos piratas, já comprei pulserinhas para o CT, Já depositei um real, depois dez reais e tenho vontade de ser sócio...mas não sou otário! O que o Flamengo oferece é muito pouco!

Vou postar aqui os Direitos dos Sócios fora do RJ e na sequência vou fazer uma breve ponderação a respeito:

DIREITOS
1) Receber uma carteira social de Sócio Estadual (OFF-RIO);

Qualquer sócio precisa possuir uma carteira que o defina como tal, assim não é mais do que obrigação do clube fornecer essa identificação.

2) Poderá freqüentar as dependências do clube, no limite de 30(trinta)dias ao ano;

Um trabalhador normal, no Brasil, tem direito a 30 dias de férias no ano e nem sempre possui recursos financeiros para gozá-las. Entretanto existem aqueles que tem dinheiro suficiente para empreitar viagens, porém eu pergunto: todos eles quererão tirar férias no Rio de Janeiro?
Assim, este benefício oferecido aos sócios de fora do RJ, na realidade, se mostra pouco atrativo.

3)Votar para presidente do clube, ser membro dos Conselhos a partir de 3 (três) de vida associativa;
Este é um grande benefício, porém como está estruturado? O Flamengo possui sessões eleitorais espalhadas pelo país? É possível votar pelo correio, por meio de cédulas eleitorais previamente enviadas pelo clube aos seus sócios de outros estados?

4) Receber publicações ou informações sociais, caso sejam emitidos;

Caso sejam emitidos? É brincadeira né? O clube deveria ter uma revista de periodicidade mensal, que informasse algo sobre a vida do clube, projetos, ex-atletas, calendários das várias modalidades...este veículo poderia, inclusive, gerar receita com publicidade.

5) Participar de promoções e eventos que forem promovidas.
Quem vai arcar com os custos de locomoção e acomodação de um sócio que morar em Manaus, se o evento proposto for no Rio de Janeiro?

É possível melhorarmos o que é oferecido?

Se melhorarmos, será que conseguiremos mais sócios?

Exibições: 20

Respostas a este tópico

Esta é uma ótima idéia, que ainda pode ser melhorada. O Flamengo poderia fazer, entre os associados em dia com suas obrigações mensais, um sorteio com passagem, hospedagem e ingresso para um ou dois jogos do campeonato brasileiro e para jogos onde houvesse disputa de títulos.

Outra idéia que tenho (e já a enviei para o Flamengo) é a seguinte:

Cada sócio de fora do Rio, ao final de um ano pagando suas mensalidades (R$20,00 ou R$30,00) teria o direito a uma camisa oficial do Flamengo, que poderia ser autografada por um dos atletas.

Resolveríamos dois problemas: aumentaríamos a quantidade de sócios e diminuiríamos a demanda de produtos piratas.

O que acham?
Moro em taubaté-sp, onde o futebol é forte! e mesmo assim vcs não te idéia de como tem flameguista por aqui no arredores de sampa!
Acorda flamengo! Acorda marketing amador!
Falaí Fernando! Sou carioca e rubro negro, porém não sou sócio do clube, pois se como vc daí ja acha desvantagem por aki não muda muito. não tenho muito conhecimento, mas não deve ser muito além de usar as dependências do clube. Nos casos acima acho eu q para kem mora fora do RJ deve vir pra cá para votar, infelizmente. Existem duas publicações sobre o FLA, em jornal porém no RJ, e não sei se em outros estados.

Realmente é muito mal aproveitado essa relação do clube com seus "poucos" torcedores.

Escrevendo esse comentário acabo de me lembrar sobre o programa de sócio-torcedor do Internacional, pois vira e mexe eles falam em kerer expandir mais e mais seu némero de associados.

Dou um conselho pra vc pra entrar no site dele para ver qual a relação q eles mantém com seus sócios. Se vc já viu ou soube me fale para eu ter uma idéia.

Abraços

Igor Vicente
Igor,

O que levantei sobre o programa sócio torcedor do Internacional é que o sócio tem preferência para a compra de ingresso no beira rio e ainda tem desconto de 50%; Além disso, eles possuem uma rede de lojas credenciadas que oferecem descontos a quem apresentar a carteirinha de sócio; pode votar nas eleições e também tem direito a descontos na academia do Beira-Rio.
Já em relação ao programa de sócio torcedor do são paulo....meu amigo...me parece muito bom! Eles tem 5 categorias; Na mais simples o sócio paga R$18,00 por mês e ganha uma camisa de sócio e outras vantagens, na categoria mais exclusiva, paga R$1000,00 por ano (pode dividir em 10x no cartão) e tem direito a tudo isso:

• Medalha Oficial de Hexacampeão Brasileiro em caixa de veludo;
• Camisa Oficial do SPFC (com opção por autógrafos dos jogadores da atualidade);
• Welcome Kit ( Cartão ESPECIAL MASTER HEXA ST + Diploma em pergaminho ST);
• Camiseta oficial do ST;
• Camisa Comemorativa do HEXA;
• Descontos em estabelecimentos comerciais ou educativos conveniados;
• Desconto de 50% na aquisição de ingressos (restrito às limitações expressas no item g do Item – Direitos e Deveres do ST);
• Acesso ao site do ST;
• Endereço eletrônico no domínio @spfc.com.br.

Que mal tem em copiar algo bom????
Fernando, acho que há algo errado nos números, vejamos:
o plano mais simples é de R$ 18,00 por mês e o mais caro R$ 100,00 por ano??

Bem, em relação aos programas de sócio-torcedor a maioria é ruim por que não foca o relacionamento com o torcedor, apenas nos empurram alguns benefícios (uns ruins e outros não). Assim, ao menor sinal de fracasso esportivo, o sócio-torcedor cancela os pagamentos.
Como torcedora e sócia do clube, concordo com vocês e acho que muita coisa poderia ser feita, só depende de boa vontade. O Flamengo precisa de sangue novo, mudanças. Por outro lado, com poucos sócios e ainda uma grande parte interessada apenas na questão social, o que ocorre é que são sempre os mesmos a transitar pela política. Na prática, não há renovação alguma.
Caro Rodrigo, você leu errado. O valor mais caro é de R$1.000,00

Enquanto aos planos, definitivamente eu não sei qual a melhor solução, porém me agrada muito receber produtos do clube mediante o pagamento de uma contribuição. Se uma pessoa que se diz sócio-torcedor abandonar a sua contribuição no primeiro fracasso esportivo...é porque não tem o perfil para sê-lo, então acredito que nem ingressará num programa como esse. Todavia os planos que relacionam sócio-torcedor e presença cativa nos estádios...só funcionam para os flamenguistas do Rio e cidades próximas.
Concordo com a Marilda, acredito que o Clube de Regatas do Flamengo tem pouco sócios em seu quadro social, mas isso é com o pessoal do Rio...se novas cabeças conseguirem aparecer, acredito que novos ares poderão soprar sobre a Gávea.
Eu acho que a existencia da modalidade do socio off-rio ja e' uma conquista em si.

Porem, o Fla tem que elaborar mais essa modalidade. O primeiro item e', ja que o socio off-rio ja nao da muita coisa em retorno, facilitar a adesao de pessoas. Que tal aceitar novos membros com cadastro via internet e obviamente aceitando cartao de credito?

Veja meu caso, moro em NY e passo ferias regulares no Rio. Eu gostaria muito de me tornar socio off-rio, mas nao da para eu depositar a mensalidade em conta-corrente ou pagar boletos todo mes. Seria muito mais facil fazer tudo via internet, no qual eu teria um login e um historico de transacao, receber os extratos e newsletter eletronicamente, etc.

Senao me engano, o Internacional de Porto Alegre adotou esse modelo eletronico ha anos e nao e' a toa que eles tem 70 mil socios.

Rafael
Com certeza, programas que busquem aproveitar as facilidades da internet deve ser priorizados.
Em dezembro fui ao Footcon no Rio Centro e conversei bastante com o gerente do projeto de sócio-torcedor do São Paulo.

Ele me informou que tanto o São Paulo quanto o Internacional sofrem com a alta inadiplência. Hoje, qualquer forma de lazer é concorrente do clube. Vejamos, o preço da entrada no cinema é quase o mesmo do ingresso no Maracanã. Assim, hipoteticamente, o que vocês veriam: Batman, O cavaleiro das Trevas ou Flamengo X Barueri pela sexta rodada do Brasileirão, com o Flamengo em décimo quinto lugar? Fatalmente, a maioria iria ao cinema. Em contra-partida, se o Flamengo estiver em primeiro lugar, aí não importa tanto o adversário e nem o filme em cartaz no cinema, a maioria iria ao Maraca.

Em relação a sócio-torcedor, ocorre a mesma coisa: alguém vai deixar pagar a academia ou a viagem no carnaval para ser sócio-torcedor do clube em janeiro/ fevereiro?

O programa sócio-torcedor deve ir além de fornecer produtos e desconto em ingressos. Até porque, nem todo mundo quer ganhar abridor de garrafa, chinelo, lençol e outros produtos do Flamengo.

E mais, falta transparência e credibilidade para nos informarem como será gasto nosso dinheiro. Porque é inadmissível termos jogadores mal aproveitados no elenco como Maxi e Sambueza, com salários altos, enquanto temos atletas de ponta nos esportes olímpicos passando dificuldades financeiras.

E não tem essa de que esporte olímpico não é importante porque é sim. Como rubro negro já fui a inúmeras finais de basquete e de vôlei feminino. Afinal, Flamengo X Vasco em final é sempre Flamengo X Vasco, não importa o esporte.

RSS

PRÓXIMOS CURSOS

Se você tem interesse em realizá-lo na sua cidade escreva para jha@marketingesportivo.org

Livros de JH Areias

Agora voce pode comprar os livros de minha autoria, em versão digital, na livraria virtual do Submarino - Gato Sabido (clique no link)

Uma Bela Jogada 2a.ed.

R$ 9,99

Marketing No País do Futebol

R$ 5,99

© 2012   Criado por Joao Henrique Areias.

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço